EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA DO DIABÉTICO

homepage de Luísa Cortesão

 

Chamo-me Luísa Cortesão. Sou médica endocrinologista e trabalho no Serviço de Endocrinologia do Hospital de Egas Moniz, em Lisboa. Os doentes que sigo são, na sua maioria, diabéticos.

Esta página está a ser construída a pensar nos profissionais de saúde que, tal como eu, acreditam que o tratamento da pessoa com diabetes passa obrigatoriamente pela sua educação e responsabilização. É uma página pessoal. Não representa nenhuma instituição, embora use elementos e imagens produzidos por outros profissionais mais ou menos "institucionalizados". As opiniões e dúvidas expressas são as minhas, excepto quando assinalo que são de outras pessoas.

A diabetes, como doença crónica, obriga a adquirir hábitos e comportamentos novos, de forma a minimizar as consequências a curto, médio e longo prazo. Obter a colaboração activa da pessoa com diabetes significa ser capaz de a motivar para que aprenda e ponha em prática uma série de conceitos e técnicas. O profissional de saúde precisa de desenvolver aptidões no campo da educação, se quiser tornar a sua actuação eficaz.

 

 

 

Páginas ou grupos de páginas:

O Guia do Diabético Alguns comentários

"Ai, insulina não, Sr(a). Doutor(a)!" Insulinoterapia na diabetes tipo 2, ou: Como convencer alguém que não quer iniciar insulinoterapia

Terapêutica e Educação Temas recolhidos num poster usado em formação de formadores pelo Diabetes Education Study Group da European Association for the Study of Diabetes.

Educação de grupo Selecção do grupo, determinação do objectivo, metodologia

Avaliar os resultados O que e como se avalia: resultados dos utentes e do programa

Bibliografia Algumas sugestões de livros para quem quiser aprofundar os assuntos abordados nestas páginas

Links Outros "sítios" mais ou menos relacionados com o tema deste

Livro de presenças Aqui pode dar a sua opinião sobre este "sítio"

Comentários dos visitantes opiniões dos visitantes que preencheram o livro de presenças

 

 

Mapa do site

 

Visite-o, se quiser orientar-se melhor

 

Desde 19 de Julho de 1999, esta página foi visitada vezes

Estas páginas estão a ser construídas num com o programa Adobe PageMill ® 3.0. O espaço foi cedido por Geocities

 

 

Última actualização: 30 de Maio de 2001

Crie um link para as minhas páginas com esta imagem (8K)



O Guia do Diabético | "Ai, insulina não, Sr(a). Doutor(a)!" | Terapêutica e Educação | Educação de grupo | Avaliar os resultados | Bibliografia | Links | Currículo | Mapa do site |LIvro de Presenças | Geocities

email: luisacortesao@mac.com


Hosting by WebRing.