Após doze meses em Gruelfin, em 27 de julho de 3438, Perry parte em direção à Terra. A viagem, apesar de todos os preparativos, sofre atos de sabotagem: dois membros do homo superior que participavam da expedição decidem sabotar a volta, para evitar que Rhodan retorne a Terra.

O homo superior apresenta-se como sendo uma evolução do homo sapiens. Seus membros, apesar de não apresentarem diferenças físicas, possuem índices de QI extremamente elevados, sendo destacados expecialistas em diversas áreas tecnológicas. Apesar disso, julgam que o caminho técnico adotado pela humanidade não é o melhor, e pregam uma volta à vida mais ligada a terra, sem o uso de recursos tecnológicos. Não possuem um governo formal, apesar de serem organizados.

Devido à sabotagem, a expedição não tem infomrações sobre o tempo transcorrido na viagem de volta, e quando consegue recuperar os equipamentos reinicia a jornada. Quando para à frente da Via Láctea, para reorientação, cruzam com o Enxame. Este consiste de aproximadamente 380.000 objetos, incluindo alguns sóis e planetas, protegidos por um campo energético e viajando através de hiper-saltos. Algumas naves ficam fora do campo energético, e possuem a forma aproximada de uma arraia, com o ferrão para a frente. A Marco Polo aproxima-se para investigar, quando é atacada com raios desconhecidos.Estes raios levam à perda da capacidade intelectual dos que não são mentalmente estabilizados (como os mutantes, emocionautas e dirigentes). Devido à ação destes, a nave arraia é destruída (por Atlan) e a Marco Polo salva.

A Marco Polo. volta ao espaço linear, e os atingidos se recuperam. Waringer começa a estudar o assunto, e levanta a hipótese de que este efeito conseguido por uma nave isolada com pouco gasto de energia poderia ser levado à uma galáxia inteira. Além disso, no espaço linear este efeito não seria sentido. Quando Perry chega à Terra, verifica que seu genro estava certo, e além de toda a população da galáxia ter sido atingida, o homo superior estava sabotando as instalações que ainda funcionavam. Tudo isso tinha começado sete meses, no início de 3441.

Rhodan decide então:

A nave escolhida é batizada de Good Hope II (um cruzador da classe planeta, com 60 tripulantes, 6 jatos espaciais e 12 caças).

Enquanto ele parte para tentar desvendar este mistério, a situação se agrava na Terra e demais planetas da galáxia. Pessoas imunes, ou pelo menos parcialmente imunes, organizam grupos com os mentalmente deteriorados, e passam a atacar depósitos de mantimentos e equipamentos. Em alguns casos tentam inclusive atacar os locais onde os imunes do Império Solar tentam coordenar as ações. Roi Danton parte para Olimpo, pois Anson Argyris precisa receber uma programação complementar para superar a debilidade de sua componente biológica (os plasmas dos Pós-bis também foram afetados pela radiação). Esta programação secreta foi elaborada por Natã, e depois apagada para evitar vazamento de seu conteúdo. Com essa programação, Anson Argyris (que havia sido imobilizado pelos homo superior de Olimpo, além de ter suas bio-máscaras destruídas) consegue controlar-se utilizando-se de sua componente positrônica, e reassume o controle de Olimpo. Para isso, assume o papel do Cavaleiro da Espada Flamejante, e ativa seu exército de robôs positrônicos (antigamente obsoletos, por não possuírem a componente plasmática). O controle de Olimpo é essencial, pois a ligação por transmissores tornou-se (devido à não utilização de uma tripulação) a única forma viável de transmitir grandes volumes para a Terra, tais como mantimentos e remédios.

Enquanto isso, Rhodan pesquisa quais as consequências da passagem do enxame. Entretanto, Atlan recebe uma visita a bordo da nave. Aquilo vem avisá-lo que o momento atual encerra muitos perigos para a humanidade, e que Rhodan deve tomar muito cuidado. O Primeiro destino é um planeta que ficava próximo à rota do Enxame, Hidden World. Esse mundo possuia uma estação da USO, e sua atividade econômica se baseava na extração de Eupholithe e Olio Hymenopterii (restos dos corpos dos antigos habitantes do planeta). Tinham aplicação terapêutica e industria de perfumes. Quando a GOOD HOPE II chega a este planeta, descobre que apenas uma pessoa tinha sido poupada pelo processo de imbecilização. O fator determinante para isso é que ele portava constantemente a vários anos um colar formado por Eupholites, cujas radiações tiveram o efeito colateral de manter sua inteligência. Outro efeito colateral destas pedras é que elas inibem a atividade psiônica em sua proximidade. Esse colar foi dado a Tolot, que com isso recperou sua inteligência. O colono que a usava ficou imune definitivamente às radiações. Na verdade, bastava uma das pedras para atingir este efeito, como ficou provado por um mercador que a usava num colar, dado como presente pelos habitantes de Hidden World anos antes.

Enquanto isso, o Coronel Pontomac tenta retornar a Terra depois de ficar preso por três anos (desde o final da invasão dos cappins). Quando a onda de imbecilização atingiu a Via Láctea, ele ficou com liberdade de ação para tentar se libertar de seus captores. Reuniu sua antiga tripulação, e partiu. Quando se encontrava no espaço normal, lutava para manter a nave em ordem até entrar de novo no espaço linear, quando seus homens recuperavam sua inteligência. Neste ritmo de viagem, sem os computadores positrônicos, ele se arrastava pelo espaço arriscando apenas pequenos saltos. Numa destas paradas, ele encontrou outras 15 naves, que seguiam em comboio em direção à Terra, juntando-se ao grupo. O problema é que nas 16 naves só haviam 15 mentalmente estáveis (ou salvos, como eles estavam se chamando). Enquanto tentavam fazer uma ancoragem nas naves para prosseguirem juntos, surgiu um dos manips, que acabou sendo atingido por salvas disparadas pelas naves terranas. Enquanto o trabalho de ancoragem prossegue, Pontomac entra no Manip, para filmar e fotografar as instalações da nave. ele encontra uma imagem de Y´Xanthymr, e recebe telepaticamente a mensagem dizendo "Ele é Y´Xamthymr, que mata e chora pedras vermelhas ao fazê-lo". As instalações levam a crer que os seres que construiram a nave robotizada possuem uma técnica totalmente estranha, apesar do ídolo ser de tamanho e formas aproximadamente humanóides.

Quando retornou a sua nave, viu que o Manip estava se decompondo, como se da posição aproximada do ídolo estivessem sendo lançadas pedras vermelhas. O processo se desenvolveu até que a nave tinha desaparecido. Eles fizeram uma etapa, quando surgiu uma nave muito grande da direção da Terra. Sem poder manobrar, ficaram passivos até uqe, para alívio deles, esta nave se identificou como a Intersolar, com Bell a bordo. Pontomac apresentou o material recolhido a bordo do Manip, mas para surpresa geral cada um teve uma visão a partir do filme. Na verdade, o que foi visto no Manip ficou como o único dado real, pois as imagens obtidas produziam um efeito hipnótico naqueles que a olhavam. Mas foi a primeira informação sobre a estrutura destas estranhas naves.

Bell se dirige à frente do Enxame após o encontro com Pontomac. Lá ele observa uma curiosa manobra: nove manips envolvem um pequeno iate de construção terrana. A tripulação da Intersolar fica sem respostas às suas mensagens de rádio, e observa como a pequena nave é levada para dentro do Enxame. Nesta nave está o médico Powee Froud-Crofton, e seu paciente Tapmedie Ulpanius. Quando entram no Enxame, sua inteligência retorna, mas são forçados a assistir passivamente seu trajeto. São levados a um ponto do Enxame, onde são examinados. Froud-Crofton reune habilidades que despertam o interesse dos desconhecidos, enquanto o stobaer é deixado de lado. Quando sua consciência desperta, o médico descobre que teve seu corpo drasticamente reduzido, e que passa a ser um ser praticamente incorpóreo e inserido numa coletividade intimamente relacionada, com uma função a ser desenvolvida (em algo semelhante aos dólans dos Policiais do Tempo). Ele deverá ser o Seletor de noticias, recebendo os informes e selecionando quais os destinos de cada mensagem. Ele tenta se rebelar, e chega a mandar uma mensagem no código dos médicos astronautas terranos: "Protejam-se contra Y´Xanthonrier". Sem saber quem poderia ter enviado a mensagem, e devido à semelhança do nome com o que Pontomac ouviu, ele não dá muito crédito à mensagem, julgando que ela se refere a Y´Xanthymir. Depois desta tentativa, Froud-Crofton se integra a coletividade.

Perry decide pousar num mundo na trajetória do Enxame, para tentar fazer mais observações. Enquanto se dirigiam a um sistema nestas condições, encontraram um robô a deriva no espaço. Apesar de não ser terrano, conseguem entrar em contato. Mas devido à sua programação, não conseguem muitas informações. O vôo prossegue para Carapriem, um sistema com dois planetas habitados e um desértico. A GOOD HOPE II pousa no último, mas devido a abalos sísmicos fica presa. Enquanto tenta se libertar, um voo de reconhecimento é feito aos outros planetas, onde observam que o mais interior está sendo destruído, e mesmo o segundo sofre grandes erupções vulcânicas. Descobrem ainda mais: os tontursters possuem uma pequena frota interplanetária, eos seres inteligentes do primeiro planeta (amelners) são escravizados pelos tontursters. Além destas duas espécies existe uma terceira, que na verdade controla ambas. Este sistema artificial (simbiose entre duas espécies inteligentes de planetas diferentes não pode ser natural) é fruto de experimentos dos arcônidas. Rhodan decide tentar salvar os tontursters, e levá-los à Hidden World, para que junto com os colonos tenham melhores condições de sobrevivência.

Enquanto isso, Roi vai a Tahun, onde fica sabendo da melhora de Merceile. A situação neste planeta está sob controle, e Merceile fica para auxiliar nos trabalhos.

Na Terra, o líder dos Homo Superior ataca as obras dos colaboradores de Rhodan, utilizando métodos que são desaprovados pelos demais Homo Superiores.Estes destituem seu lider, e passam a colaborar para a sobrevivência dos imbecilizados.

Após uma breve passagem pela Terra, Rhodan volta às proximidades do Enxame, onde observa um de seus mundos que foi excluído da comunhão. Estes partem, sendo antes observados por Lloyd e Alaska.

A próxima nave que deixa o Enxame dirige-se a Exota Alfa, um mundo colonizzado por humanóides de diversos povos, com uma cultura ao nível da idade média da Terra. Lá desembarcam os purpúreos, que montam algumas instalações no planeta. Partem da nave, dirigindo-se a pontos definidos, destuindo tudo e todos que estejam em seu caminho. Lá eles encontram Sandal Tolk, que ganha a admiração de Atlan. A finalidade das máquinas não pe conhecida, mas elas são destruídas após a partida da nave dos purpúreos.

Enquanto isso, os membros de uma base da USO no Eastside tentam atingir Quinto Center. Eles são comandados por Cheborparczete Faynybret, um Cheborparner. Eles se utilizam de uma nave cargueira, a Gatos Bay, e  conseguem chegar ao quartel general da USO.  Contudo, nem tudo está tranquilo: vários imunes desejam utilizar Quinto Center como uma base para o surgimento de uma nova civilização, e tentam fazer com que os imunes do planeta se juntem a eles. Estes se intitulam "arautos do paraíso", mas não se incomodam em ter que matar para convencer os demais.  A perturbação gerada por estes rebeldes é agravada pela chegada do cheborparner, pois sua aparência é idêntica à que é dada ao Diabo. Para os imbecilizados, é como se tivesse chegado o Juízo Final, e só a muito custo a situação é controlada.

Logo depois disso, a Liga Carsuálica encontra uma solução devastadora para um grave problema: os ertrusos tem um metabolismo exagerado, e necessitam de grandes quantidades de alimentos. O que eles fazem para diminuir os problemas enfrentados, e ao mesmo tempo prejudicar os terranos, é despachar um milhão de inbecilizados para Olimpo (que conseguem desembarcar) e outro milhão para a Terra (que são impedidos). Isso seria ocaos para os terranos, se não fosse um blefe lançado por Danton: uma mensagem falsa de Rhodan é interceptada pelos ertrusos, na qual é dito que em um mês o problema estará resolvido. Na eminência de ver seus antigos imbecilizados se voltando contra eles, o contingente deixado em Olimpo é resgatado.

Enquanto isso, Rhodan acompanha uma espaçonave que deixou o Enxame e se dirige a um planeta. A Good Hope II se adianta, e um comando é enviado para sondar as condições deste mundo. Verifica-se que dispõe de amplos espaçoportos, mantidos em perfeitas condições por um exército de robôs. O comando é formado por Rorvic, a Hainu, Pampo e Sandal Tolk. Este participa do comando para que possa fazer algo como a lavagem forçada dos halutenses. Assim que chegam ao planeta (batizado de Teste Rorvic), Sandal se separa do grupo. O comando é recolhido pelos robos de manutenção, e tratados como lixo. Na sua tentativa de fugir, fazem uma descoberta: em Teste Rorvic existem aparelhos para fazer um tratamento preventivo contra o processo de imbecilização. O comando retorna à Good Hope II, mas Sandal permanece. Atlan e Tolot partem para tentar convencê-lo a retornar, e quando estão no planeta chega a nave do Enxame. Atlan e Tolot fogem, mas Sandal permanece para continuar sua vingança pessoal, com o auxílio dos robos de Teste Rorvic, que o reconheceram como alguém autorizado a dar-lhes ordens.

Sandal começa a combater os seres que desembarcaram da nave, com a ajuda dos robôs, e decide entrar na nave para ir como clandestino para dentro do Enxame. Contudo, parte da nave permanece no planeta, como um gigantesco ídolo. Medidas realizadas pela equipe de Waringer detecta uma pequena alteração na constante da quinta dimensão, mas a finalidade deste ajuste não é conhecida.

Chega uma mensagem que Perry não pode ignorar: Aquilo precisa de ajuda! Ele parte para ajudá-lo,  e descobre mais coisas sobre o Enxame. Aquilo já o conhecia, e só fugiu do Suprahet devido a um pequeno erro de cálculo (apesar desse erro significar quase 1.500 anos para os terranos!). Ficam também sabendo a finalidade do ajuste da constante efetuado pelas naves do Enxame: atingir o Imortal!. Aquilo se afasta do campo de influência dessa energia, e avisa a Rhodan que uma chance de enfrentar este perigo pode ser encontrada no mundo dos Cem Sóis.

Rhodan decide levar a equipe de Waringer de Last Hope para lá. Serão 80.000 cientistas altamente competentes, que se juntarão aos que ainda permanecerem na base terrana do mundo dos pós-bis. Quando estão retornando de Peregrino, Rhodan resgata um grupo de fugitivos de Hitchera Pearl, e descobre mais um fato: o ajuste da constante de quinta dimensão afeta os representantes do Homo Superior, fazendo com que eles também percam parte de sua inteligência.

Duas ações são iniciadas: o transporte dos cientistas e uma conferência dos imunes. Enquanto são feitos os preparativos para o transporte dos cientistas e de seu equipamento, é convocada uma reunião entre todos os imunes de todos os povos, para tentar um trabalho em comum. Rhodan está disposto a entregar todo seu conhecimento, em busca da ajuda, mas a maioria dos que comparecem está mais preocupada com seus problemas pessoais, e alguns mesmo em conseguir vantagens para seus povos. A grande surpresa dessa reunião, contudo, é o aparecimento de uma espaçonave totalmente desconhecida, cujos representantes se intitulam representantes do Império Secreto. Na verdade não são humanóides, mas apenas utilizam esta forma. Eles compareceram para verificar qual o grau de união que seria atingido, apesar do fracasso em que se torna a reunião.

Depois disso, começa o transporte dos cientistas. O primeiro problema é que mais um fato ocorreu: capacidades mutantes apareceram em alguns indivíduos, e algumas vezes ocorrem desvios morais. Em Last Hope ocorre isso: dois cientistas desenvolvem capacidades hipnóticas, e dominam os outros cientistas, com excessão de Irmina Kotchistowa, que desenvolve a paracapacidade de metabio-agrupadora. Ela passa a acompanhar Rhodan, e quando chegam ao mundo dos Cem Sóis participa do comando que vai verificar o que ocorre no planeta. Quando as naves chegaram, o Plasma Central recusou autorização para o pouso, apesar de ser o aliado mais fiel dos terranos. A verdade surge quando se descobre que os Arautos do Paraíso (que já tinham provocado problemas em Quinto Center), haviam obtido permissão de pouso. Eles agora eram comandados pelo Coronel Tahiko Anaka, que se tornara um hipno. Ele se apresentara como representate de Rhodan, e assumira o controle. Mas a situação é controlada, e os cientistas começam seu trabalho.

Enquanto isso, Sandal se impacienta na nave dos desconhecidos, e provoca seu pouso em um dos planetas. Lá ele se encontra com um criminoso dentro do Enxame, e juntos começam a investigar o que ocorre. Eles se encontram num planeta de repouso, onde diversos ambientes foram criados e ocorre um grande fluxo de naves.

Gucky resolve fazer um experimento, com a ajuda de Corello. Decide tentar liberar seu espírito, e partir em busca de Harno. Após semanas, ele consegue fazer o contato, e descobre     que ele está prisioneiro dentro do Enxame. Fica sabendo também mais sobre a organização da micro-galáxia, bem como um dos próximos sistemas a ser absorvido. Ele decide partir para lá, com um comando formado por Toronar, Ras e Alaska. Eles pousam, e descobrem que o mundo escolhido é povoado por uma raça semelhante a ursos inteligentes. Já dentro do Enxame, eles partem no space-jet. Porém, considerando a organização existente no interior do Enxame, mesmo a delicada manobra de aceleração que eles executaram não passou despercebida, e um aviso de Harno quase chega tarde demais. Eles são perseguidos, mas recebem de Harno a orientação que lhes faltava: o mundo onde ele se encontra prisioneiro. É um planeta de cristal, num sistema solar duplo, que funciona como um amplificador psi. Lá são mantidos prisioneiros diversos mutantes, em regime de permanente combate, e as emanações psi são armazenadas e posteriormente utilizadas de forma ampliada. O comando consegue chegar, mas são tratados como membros do Enxame: são aceitos, alimentados, hospedados, mas forçados a participar dos combates entre mutantes. O primeiro a atuar é Kason, devido ao seu porte físico. Ele luta com um ser com poderes semelhantes aos de Ivã, e se não fosse a ajuda de Gucky teria morrido. O seguinte é Alaska, que luta contra um telecineta. O telecineta teria vencido, se não fosse curioso: quis ver o rosto do terrano. Quando a máscara caiu, o fragmento cappin influenciou o adversário e a platéia. O telecineta matou um dos juízes, antes de ser destruído pelos observadores numa reação instintiva. Eles conseguiram localizar e libertar Harno, escolhendo como rota de fuga um planeta já consumido que seria eliminado do Enxame. Com isso eles são resgatados pela Good Hope II.

Chegam notícias alarmantes da Terra: os Homo Superior foram mortalmente afetados pelo ajuste efetuado pelas naves-cogumelo, ao mesmo tempo em que os Homo Sapiens recuperaram parte de sua iniciativa. Enquanto estes voltam a se interessar pelo que acontece ao seu redor, e conseguindo apreender um pouco mais rápido, os representantes do Homo Superior entram num estado de total apatia. Não se interessam por nada, não se alimentam, não reagem. Não apenas isso, mas o próprio organismo passa a degenerar rapidamente, sem que ocorram mais renovações celulares. Ainda são tentados tratamentos pelos imunes, mas nada dá resultado. Isso ocorre em todos os planetas atingidos pelo ajuste.

Uma grande formação deixa o Enxame, e Perry a segue até o seu destino: um planeta habitado por descendentes de insetos, conhecidos como Plostas, cuja principal atividade é se alistar como mercenários. A frota pousa no planeta, alterando as condições climáticas e gravitacionais, com uma finalidade não conhecida. Os plostas não aceitam isso, e atacam ininterruptamente as naves do Enxame até serem dizimados. Perry conclui que não pode agir com consideração, mesmo sem saber ainda como atingir as atividades do Enxame.

Enquanto isso, Sandal continua sua saga dentro do Enxame. Ela já saba que não poderá satisfazer sua sede de vingança no planeta em que se encontra, e junto com Tahonka No busca uma forma de deixar o planeta. Sua esperança está na Ilha da Felicidade, onde ele descobre que os conquistadores amarelos são tratados. Para quê ainda é um mistério, mas eles depois deste tratamento são levadas numa espaçonave para outro local.Ele se esconde com Tahonka em um tubo sextavado, onde é colocado um dos conquistadores amarelos. Esse tudo junta-se a diversos outros, numa espaçonave de uma gigantesca formação, que não apenas deixa o planeta, mas o próprio Enxame. Quando pousam, eles descobrem que haviam sido levados para uma colônia terrana perdida, Diana, que se autoisolara para poder implantar seu conceito de sociedade ideal: puramente matriarcal. Na verdade, devido a um acidente na chegada, perderam vários equipamentos (inclusive os radio-comunicadores de longo alcance). Sua sociedade em pouco tempo estava dividida entre as que achavam que os homens deviam apenas servir,  as que achavam que deviam conviver em igualdade, e aquelas que achavam que os homens deviam ser simplesmente eliminados (recorrendo à engenharia genética para reproduzir-se). Com a onda de imbecilização, essa guerra acabou. As dianas só recuperaram parte de sua inteligência com a chegada das naves do Enxame, que fizeram também um ajuste fino (dobraram a gravidade e aumentaram a temperatura ambiente) como haviam feito com o planeta dos plostas. Isso acabou com o que restava da cultura das Dianas. Apenas devido à pulseira multiuso que Sandal portava é que eles se salvaram, pois puderam entrar em contato com a Good Hope. Assim, Sandal pode informar a seus amigos tudo o que havia descoberto.

O caso de Diana convenceu Perry que ele deveria fazer algo. Eles escolhem um planeta na direção do Enxame, para verificar o que seria feito. Sua intenção é, se possível, até mesmo penetrar no Enxame. A alternativa esperada para a absorção é a destruição do sistema, mas mesmo assim a tentativa é feita. Eles se dirigem a Nurmo II, o planeta dos Kartas. estes são seres psiônicamente dotados, mas devido às condições extremas de seu planeta, muito avessos a qualquer contato com outros seres, de sua própria raça ou não. Quando naves do Enxame pousam, eles passam a atacá-las. Apenas um deles começa a tentar unir os esforços de seu povo, mas a maioria se lança numa corrida amok devido aos estranhos. Quando é quase tarde demais, com o Enxame quase varrendo o sistema, acontece algo imprevisto: as naves do Enxame deslocam todo o sistema lateralmente ao Enxame, de forma que este não é atingido. Deescobre-se então que, apesar de tudo o que já fizeram, os seres do Enxame não destroem simplesmente os sistemas em seu caminho.

Enquanto isso ocorre, uma missão especial leva Dalaimoc Rorvic e Taatcher a Hainu em outra direção: eles seguem a nave com os representantes do Império Secreto. Eles são os cynos, e correspondem a antigas lendas encontradas em diversos povos: existem seres misteriosos, que controlam o desenvolvimento das civilizações, com poderes divinos. Com seus recursos técnicos, parecer deuses para seres com pouca tecnologia não é problema. Os cynos tentam fazer com que os terranos se destruam, mas Dalaimoc consegue evitar isso. Eles prosseguem até Yuyda, um sistema solar semelhante ao do Sol.  Apesar da imbecilização generalizada, quando eles chegam presenciam uma expedição do terceiro para o quinto planeta. Além disso, em Redmare (o terceiro planeta) existem fortes emanações energéticas, o que reforça a hipótese de que a imbecilização não tenha atingido este sistema. Através das emissões radiofônicas de Redmare, ficam sabendo que existem dois blocos de poder, que estão em guerra. Para possibilitar a circulação, Dalarmoc manda que a nave  volte para confeccionar biomáscaras, com as quais eles se infiltram e descobrem  que a guerra é mantida pelos cynos, que controlam os dois lados. A missão  volta com estas informações para Perry, mas no momento este assunto não pode ser tratado, pois todos os recursos devem ser aplicados na solução do problema do Enxame.

Para isso, começa a busca e transporte de cientistas influenciados para o Mundo dos Cem Sois, que está fora da área de influência. O CheFe se dirige ao mundo de treinamento da USO Ustrac, capaz de criar as mais diversas condições de treinamento, reproduzindo as condições ambientais de diversos mundos. O computador havia tido sua parte plasmática desligada, ou ao menos é o que se acreditava. Uma pequena porção de bioplasma estava, por motivo de segurança, escondida, e sob o efeito da imbecilização não entendia que a parte principal de plasma (que ele chamava de seu irmão maior) tivesse que ser eliminada. Por isso ele tentou destruir a estação, mas foi impedido. Após isso, foi feito o primeiro transporte de cientistas.

No âmbito do Enxame, surge mais uma idéia: como armas comuns não conseguem romper o escudo de proteção, a detonação de uma porção de sextagônio pode criar as condições de ruptura da estrutura que permitiriam a entrada de um comando no Enxame. Nessa missão estão Gucky, Corello, Alaska, Kosum, Merkosh, Balton Wyt e os irmãos Blazon. Eles efetivamente conseguem a ruptura do campo, mas são sugados pela energia para o hiperespaço. Após algum tempo, são expulsos do hiperespaço,  do lado de dentro do Enxame. O primeiro local a que se dirigem é o sistema de Praspa, onde conseguem esconder-se e até entrar em contato com os nativos. destes recebem a indicação de seu próximo objetivo: o mundo dos degenerados.

Nesse planeta eles encontram uma população de conquistadores amarelos que foi acometida por uma grave doença infecciosa: em geral eles não conseguem mais controlar o processo de divisão (sua forma de reprodução). Além disso, perdem sua forma nesse processo, recobrindo todo o planeta com uma camada de plasma com capacidade telepática e que agrega a grande maioria da pupolação. Alguns parecem ser imunes, e conseguem controlar esse processo apesar do vírus. Em compensação adquirem capacidades telepáticas (apesar de perderem as vibrações sugestivas deixadas pelo seu rastro). O comando consegue entrar em contato com esses imunes, e do total de 9500 indivíduos imunes 800 são transportados parqa um mundo são, para que possam partir para "a maior felicidade de sua vida". Com isso, alem de causar problemas para a estrutura do Enxame, o comando tenta enviar os irmãos Blazon para informar a Rhodan o que tinham descoberto.

A missão é bem sucedida, com a salvação de uma antiga colônia arcônida. Perry Rhodan evita a manipulação da constante gravitacional e o aumento da temperatura destruindo as naves de regulagem. Isso força a direção do Enxame a recolher de novo os conquistadores amarelos, e partir para outro local. Antes disso, porém, Atlan consegue apriosionar alguns dos doentes, com a intenção de criar uma arma contra esse processo, capaz de contaminar qualquer conquistador amarelo que seja levado a outro planeta. Além disso, os irmãos Blazon conseguem também libertar o povo do planeta, que estava sendo explorado por alguns saltadores.

:(    :(    :(   :(   :(  :(    :(    :(   :(   :(  :(    :(    :(   :(   :(
 

Esse foi o último livro editado em português até o momento, e agora depende de cada um de nós conseguir que saia mais algum. Estamos montando uma lista de potenciais assinantes, e nossa esperança é de que este ano, 1999, tenhamos o retorno da série. O próximo livro da série foi:

Hosting by WebRing.