Darwin Magazine    

Início  Como Colaborar  

 

 

 Evolução

Buscar
   

powered by FreeFind

 

Observatório da Watchtower
Banner confeccionado pela Sociedade da Terra Redonda

   

Agosto de 2001

 
Início

Arquivo

Artigos

SI Digest
Livros
Colabore
Evolução

Biologia

Links
 

 Comitês Estatais de Livros-Texto

por Lenny Flank
© 1995

Derrotar uma tentativa dos comitês estatais de educação de modificar o conteúdo de livros de texto [manuais escolares], ou de aprovar o uso de livros de texto abertamente criacionistas como Of Pandas and People [Sobre Pandas e Pessoas], requer uma grupo muito grande e bem organizado, de dimensão estatal. Os criacionistas, com as suas fortes ligações à Direita Cristã e às organizações locais e estatais do Partido Republicano, possuem os recursos financeiros e os meios políticos para levar a cabo os seus objetivos, ao passo que a maioria dos que combatem os criacionistas não possuem esses recursos e meios.

Assim, a solução mais prática é a prevenção. Os que vigiam os criacionistas têm de manter sob apertada observação os comitês estatais de educação. O ideal seria que pessoas que estão interessadas em educação de qualidade e em evitar que os fundamentalistas usem as escolas públicas para pregar os seus sermões constituíssem a maioria destes comitês estatais. Em muitos estados, porém, isto talvez não seja possível, visto que estes membros dos comitês são geralmente de nomeação política. Em estados onde a Direita Cristã e o Partido Republicano dominam o sistema político (e usualmente um ao outro), é provável que os simpatizantes dos criacionistas detenham a maioria nos comitês estatais de livros de texto.

Assim, a única alternativa é estar pronto para lutar se for feito um esforço para alterar o conteúdo dos livros de texto. Informe-se quando é o momento em que é renovada a aprovação dos livros de texto estatais, e averigúe se será feita uma tentativa para influenciar estes textos (algumas fontes de informação localizadas no interior de grupos criacionistas podem ajudar neste ponto). Se houver audiências públicas sobre a seleção de livros de texto, certifique-se de que várias testemunhas aparecem para testificar sobre os objetivos religiosos do movimento criacionista e a completa falta de respeitabilidade científica deles. Faça também uso dos meios de publicidade -- cartas ao editor, postais dirigidos aos membros do comitê estatal, e cartas para os representantes do estado na assembléia aumentarão a pressão sobre estes comitês de livros de texto e forçá-los-ão a reconhecer que não poderão introduzir pela calada a sua cruzada religiosa nas escolas, como gostariam. Um lembrete ou dois sobre os problemas legais que resultarão da adoção de livros de texto abertamente criacionistas também terão o efeito desejado.

Se isto falhar, e livros de texto criacionistas forem mesmo adotados e aprovados, então torna-se necessária ação legal. Há vários precedentes legais para remover esses livros de texto com base no fato de eles violarem a Establishment Clause ao concederem apoio governamental a um conjunto particular de crenças religiosas. Normalmente, as principais denominações religiosas estarão prontas a apoiar esse esforço legal, pois compreendem melhor que ninguém os perigos de se permitir que o estado interfira em assuntos religiosos em benefício de uma seita particular. Se se tornar necessária uma luta legal sobre a adoção de livros de texto, então deve-se recorrer ao clero local e à ACLU [American Civil Liberties Union].


Publicado em: 2001-08-11
Tradução: João Rodrigues
Texto original em: http://geocities.com/lflank/texts.htm
 

Alto da Página

 

 

 

 

 

 

Darwin Fish
Copyright © 2000-2001 Darwin Magazine
Primeira versão criada em março de 1997
 por Gilson Cirino dos Santos.
Curitiba, Paraná - Brasil.

Página Inicial | Evolução | Biologia | Artigos | SI Digest | Livros | Links | Sugestões

Hosting by WebRing.