Início  Como Colaborar   

 

 

 

Buscar
   

powered by FreeFind

 

Visite o site do Quackwatch em português
Gostaria de ver seu banner aqui, é grátis!!!

 

Julho de 2000

Início

SI Digest

Livros

Colabore

Evolução

Links

Lendas Urbanas

Você já recebeu um e-mail contando a respeito de pessoas que perseguem viajantes e roubam seus rins?

Saiba mais sobre esta armação!

A  National Kidney Foundation (Fundação Renal Nacional) tem publicado informações ao público na tentativa de dissipar este mito. É contra a lei federal vender seus próprios órgãos ou de qualquer outra pessoa. A cirurgia de transplante de órgãos é realizada apenas em centros de transplantes autorizados pelo governo federal, nos Estados Unidos isto é feito pelo United Network for Organ Sharing (UNOS). Órgãos utilizados para transplante são generosamente doados por membros da família do falecido (ou doadores vivos relacionados ou não relacionados) e são retirados somente por uma equipe autorizada e devidamente  identificada pela Central de Transplantes regional, nos Estados Unidos pela Organ Procurement Organizations (OPO.s) regionais. 

A National Kidney Foundation Dissipa Rumores Sobre  Retirada Ilegal de Rins

Nova York, NY, 20 de fevereiro de 1997 - Um rumor persistente que tem circulado nos últimos dez anos recentemente chegou a internet: Um viajante à negócios bebe com um estranho em um bar e acorda em uma banheira cheia de gelo, sem seus dois rins. A Fundação tem recebido telefonemas de viajantes preocupados que foram avisados por seus agentes de viagem para que tomassem cuidado com esta "onda de crimes", quando viajassem. "É o mito urbano correndo solto por aí," disse a  Dra. Wendy Brown, presidente da National Kidney Foundation. "Não evidência alguma de que tais atividades tenham alguma vez ocorrido nos Estados Unidos," explica a Dra. Brown. Apesar desta história ser infundada e inverídica, muitos que a ouviram acreditam que isto realmente poderia acontecer. "É lamentável quando informações imprecisas são noticiadas sobre o processo de doação de órgãos," declarou Dra. Brown. "Na verdade, transplantar um rim de um doador vivo envolve numerosos testes de compatibilidade que devem ser realizados antes do rim ser removido. Então é altamente improvável que uma quadrilha conseguisse trabalhar em segredo na retirada de órgãos que pudessem ser viáveis para o transplante," esclarece Dra.Brown. Muitos dos e-mails sobre os viajantes dão detalhes específicos a respeito de incidentes ocorridos em Nova Orleans e Las Vegas, com retoques adicionados por outros usuários da internet que parecem dar crédito para a história, porém nenhuma das supostas vítimas jamais foram identificadas. Num esforço para dissipar este mito urbano, a National Kidney Foundation está solicitando por qualquer indivíduo que alega ter tido seus rins ilegalmente retirados para transmitir suas informações e entrar em contato com a fundação.
 
Dra. Brown está preocupada que estes rumores lamentáveis afetarão a disposição do público em tornar-se doador de órgãos numa época em que mais de 50 mil americanos estão esperando por um transplante para salvar suas vidas e de nove a dez pessoas entram na lista de espera a cada dia. Ela pede as pessoas que liguem para a National Kidney Foundation no número 1-800-622-9010 para informações mais precisas sobre o processo de doação de órgãos e para receber um cartão gratuito de doador de órgãos, isto nos Estados Unidos. No Brasil entre em contato com a Central de Transplantes de seu estado para receber maiores informações.

Maiores informações:

 

   

Alto da Página

 

 

 

 

(set/99)

 

Página Inicial | Evolução | SI Digest | Livros | Links | Sugestões

Darwin Fish
Copyright © 2000 Darwin Magazine
Primeira versão criada em março de 1997
 por Gilson Cirino dos Santos.
Curitiba, Paraná - Brasil.

Hosting by WebRing.