Darwin Magazine    

Início  Como Colaborar  

 

 

 Biologia

Buscar
   

powered by FreeFind

 

Site Realidade
Banner confeccionado pela Sociedade da Terra Redonda

   

Agosto de 2001

 
Início

Arquivo

Artigos

SI Digest
Livros
Colabore
Evolução

Biologia

Links
 

 Livros Dedicados a Divulgação e
 Explicação da Evolução

 

A Idéia Perigosa de DarwinA PERIGOSA IDÉIA DE DARWIN
A EVOLUÇÃO E OS SIGNIFICADOS DA VIDA
Coleção: CIENCIA ATUAL
Autor:  DANIEL C. DENNETT 
Editora: ROCCO
1 Edição 1998
612 pág. ISBN 8532508006

Por que a idéia de Charles Darwin ainda hoje parece tão perigosa? Para Daniel Dennett, a concepção de evolução pela seleção natural perpassa todas as nossas noções mais arraigadas, das mais simples às mais complexas, das mais abstratas às mais pessoais. Um livro provocador que mostra por que a idéia de Darwin é tão convincente e nos oferece tantos fundamentos para se entender a vida. 

A Escalada do Monte ImprovávelA Escalada do Monte Improvável:
Uma defesa da teoria da evolução

Richard Dawkins
Companhia das Letras
1998, 372 páginas
ISBN: 85-7164-776-3

Por consenso generalizado, Richard Dawkins é o mais influente cientista da evolução contemporâneo. Não apenas isso: tem se distinguindo por sua eficácia na transmissão, para o público leigo, das idéias centrais dessa teoria fundamental. A sua é uma voz segura e sensata em meio às ondas de irracionalismo criacionista que às vezes ameaçam o darwinismo. A teoria da evolução de Charles Darwin constitui um dos marcos do pensamento moderno sobre a posição do homem no Universo. Ao oferecer uma explicação racional para a presença, na Terra, de abelhas e elefantes, minhocas e jaguatiricas, roseiras e jacarandás, e ao ligar os organismos vivos a seres cujos restos são preservados na forma de fósseis, Darwin deu um passo gigantesco em direção à compreensão dos fenômenos da vida, afirmando que as espécies de plantas e animais transformam-se com a passagem do tempo. 

O homem é apenas um animal, decerto diferenciado pela inteligência, mas ainda assim um animal, que chegou à sua forma atual ao evoluir de ancestrais mais primitivos. Desde cedo essa concepção do ser humano ofendeu a mentalidade religiosa. Darwin representava uma ameaça mortal a esse gênero de perspectiva, e por isso foi combatido. 

Nos últimos anos a constatação de que a condição humana não pode ser conhecida apenas por meio do conhecimento da natureza tem levado a uma desilusão com a ciência e, com isso, a uma reação renovada contra a teoria da evolução. Um dos argumentos do fundamentalismo religioso é o de que a evolução seria demasiadamente improvável para que pudesse acontecer.

Em a Escalada do Monte Improvável, Dawkins exibe a falácia desse argumento e, no processo, oferece um fascinante retrato do processo evolutivo em diversas espécies animais -- incluindo algumas criadas em computador. 

O RIO QUE SAÍA DO ÉDEN
Uma visão darwiniana da vida

Richard Dawkins
Rocco, 1996. 150 páginas. ISBN: 85-325-0605-4

Como começou a explosão da bomba de replicação que chamamos "vida" e para onde ela está nos levando? Com perspicácia e habilidade, Richard Dawkins enfrenta este mistério antigo. Dawkins foi chamado pelo Daily Telegraph de Londres de "o mais brilhante defensor contemporâneo da teoria da evolução de Charles Darwin". Mais do que qualquer outro cientista moderno, deu credibilidade à idéia de que os seres humanos -- na verdade todas as coisas vivas -- são meros veículos de informação, portadores de genes cujo objetivo primário é a propagação do próprio DNA. Neste livro, Dawkins explica a evolução como um rio de genes, que se encontram, competem, unem-se e algumas vezes separam-se para formar uma nova espécie. 

Com histórias envolventes sobre o mundo das abelhas e das orquídeas, olhos "projetados" e ancestrais humanos, O rio que saía do Éden responde a questões aflitivas: por que as árvores da floresta são altas -- não seria mais econômico para sua sobrevivência se todas fossem baixas? Por que a razão sexual é de 50:50 quando um número relativamente pequeno de machos são necessários para fertilizar muitas fêmeas? Por que herdamos genes que provocam doenças fatais?

Ao destacar o papel crucial do gradualismo na evolução, contesta os que argumentam que cada elemento deve funcionar perfeitamente para que o sistema todo não entre em colapso. Mas o livro tem um objetivo maior: ilustrar a natureza do raciocínio científico, expondo as dificuldades com que os cientistas deparam ao explicar a vida. Aprendemos que nossas hipóteses, intuições, mitos de origem e modismos intelectuais e culturais podem muitas vezes levar-nos por caminhos errados.


Publicado em: 11/08/01

 

Alto da Página

 

 

 

 

 

 

Darwin Fish
Copyright © 2000-2001 Darwin Magazine
Primeira versão criada em março de 1997
 por Gilson Cirino dos Santos.
Curitiba, Paraná - Brasil.

Página Inicial | Evolução | Biologia | Artigos | SI Digest | Livros | Links | Sugestões

Hosting by WebRing.